segunda-feira, 9 de abril de 2018

Lourdes

Hoje, logo cedo, recebi uma notícia para integrar o meu rol de dores atual: o falecimento de uma paciente a quem me apeguei um pouco durante esses dias de estágio.
Nunca esquecerei de quando cortei e lixei as unhas dela, perguntei se estava bom e ela ergueu as mãos, toda vaidosa, sorriu e disse: "está perfeito"... É dela assim que eu quero lembrar.
Acredito que o primeiro paciente que nós perdemos após semanas de cuidado é sempre impactante... Depois do episódio das unhas, passei outros bons e maus momentos ao lado do leito dela. Um dia, quando eu estava pensativa sobre as coisas conturbadas da minha vida pessoal, ela segurou no meu braço e disse "o meu primeiro amor morreu quando eu ainda era bem nova... não tem que ter pressa, viu? eu só fui me casar aos 27 anos" - sem eu nunca ter comentado nada sobre as coisas que aconteciam dentro do meu coração.
O que eu queria dizer com tudo isso é que a gente deve aproveitar cada segundo ao lado de todas as pessoas que, por qualquer motivo, estão nas nossas vidas... A gente nunca sabe onde tem algo pra aprender.
Hoje tem mais essa dor para eu carregar, mas ela traz junto a sensação de dever cumprido que eu espero sentir todas as noites quando me deitar.
Descanse em paz, minha vózinha e amiga querida! Muito obrigada por tudo! 

(07 de novembro de 2017, no Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário